A Evolução do Transporte Público Paulistano – O Primeiro Monotrilho de São Paulo

A SP in Foco relembra a história da cidade de São Paulo, só que desta vez fomos presenciar um fato histórico. Fomos conhecer a primeira estação de monotrilho da cidade, a Estação Oratório, da Linha 15 – Prata do Metrô. Atualmente, ela funciona de maneira experimental, aos finais de semana entre às 10h e 15h.

Entrada da Estação Oratório do Monotrilho
Entrada da Estação Oratório do Monotrilho

O trecho vai até a Estação Vila Prudente do Metrô, o que dá pouco mais de 2,5 km. O percurso terá 18 estações, trafegando por 26 km, do Ipiranga até a cidade Tiradentes. A Linha 15 completa está prevista para 2017. Além da Linha 15, haverá mais duas linhas: a Linha 17 – Ouro, que vai do Morumbi até o Jabaquara e a Linha 18 – Bronze, que vai do Tamanduateí até o ABC paulista.

O primeiro monotrilho do Brasil foi construído na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. As operações dele começaram em 1981 e o modal foi desativado no ano de 2000. O modelo deste novo monotrilho é muito diferente de tudo o que está disponível para os paulistanos. A estação é confortável, só que bem menor do que as de metrô, como a própria Estação Vila Prudente, por exemplo.

Por ser um modal que trafega sobre pilastras, as estações lembram muito a Pedro II. O trem é diferente do que temos na CPTM e no Metrô, a oferta de assentos é um pouco menor e são todos enfileirados. O veículo lembra muito os da Linha 4, com sete carros articulados entre si. Ou seja, você pode andar pelo trem inteiro, se quiser.

Trem do Monotrilho lembra muito o da Linha 4 do Metrô
Trem do Monotrilho lembra muito o da Linha 4 do Metrô

A viagem ainda está aquém de um modal que pretende ser de massa. Apesar das especificações técnicas apontarem que o trem anda a 80 km/hora e suporta mais de mil passageiros, o veículo trepida muito durante o trajeto. Lembra muito uma viagem da CPTM, só que as trepidações são piores, ainda não passa segurança.

Nosso percurso durou cerca de dois minutos e meio, acima do um minuto e meio prometido. É importante frisar que ainda está em teste, portanto é comum que demore um pouco mais. A Estação Vila Prudente do Monotrilho é um maior, mas com os mesmos traços da Estação Oratório.

No futuro, o Monotrilho interligará a Linha 2 – Verde do Metrô e um terminal de ônibus, que conta com o Expresso Tiradentes, todos na Vila Prudente. Além disso, terá acesso à Estação Ipiranga da CPTM, Linha 10 – Turquesa.

Área de embarque da Estação Vila Prudente do Monotrilho
Área de embarque da Estação Vila Prudente do Monotrilho

O Monotrilho é um novo modal de transporte coletivo. As estações visitadas são as únicas em funcionamento no Brasil, portanto é compreensível que o sistema terá que se aperfeiçoar antes de ser considerado bom. Hoje, o trem é muito mais uma atração turística do que um veículo de massa, o trecho de 2,5 km ainda é irrelevante para as necessidades da região e para aliviar o fluxo da Linha 3 do Metrô.

A viagem não é adequada, os intervalos ainda são demorados. As trepidações são o ponto negativo da nossa viagem, mas o potencial deste modal, o trem e a configuração das estações são pontos positivos para o primeiro Monotrilho da cidade de São Paulo. A operação comercial, ou seja, de segunda à sexta, das 4h40 até 00h, está prevista para até o final de 2014.

IMG_0048
Imagem de promoção do Monotrilho na Estação Vila Prudente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *