O skate em São Paulo: das polêmicas de Jânio à liberação de Erundina

É inegável que Jânio Quadros foi um dos mais polêmicos governantes que já tivemos. Fosse no poder legislativo, fosse no executivo, ele sempre esteve no centro de dezenas de polêmicas. Até agredido no plenário ele já foi, ao defender o Parque Ibirapuera da possibilidade de se tornar um estádio de futebol.

Entretanto, na década de 80, devido ao seu “conservadorismo exagerado”, o governante arrumou um problema com o novo esporte olímpico (e que trouxe importantes medalhas para o Brasil): o skate. Importante frisar que esse hobby e a prática de suas manobras já faziam parte do cenário de São Paulo desde os anos 60.

Ainda que a modalidade já fosse “maior de idade” na metrópole, o skatista era visto como um marginal ou alguém desocupado. Mesmo com os preconceitos e rótulos impostos, os skatistas se divertiam no Parque Ibirapuera, onde um ambiente fechado e menos movimentação possibilitariam um espaço mais seguro para a prática.

Mas praticar manobras de skate no parque tinha um problema: a prefeitura funcionava por lá nesses anos.

Skatista no Parque Ibirapuera nos anos 80

Os skatistas e o poder público conviveram até 1988, quando Jânio proibiu em toda a cidade a prática do esporte. Em entrevista ao G1, o skatista Marcio Tanabe, chegou a dizer o seguinte:

“A gente organizou uma passeata, que saiu do Metrô Paraíso, desceu naquelas ruas paralelas, a 23 de Maio, até o Ibira. Uns 200 skatistas aproximadamente. Eu na frente com megafone, eu mesmo mandei pintar as faixas que eu distribuí”. O protesto para poderem continuar com seu esporte, era legítimo.

O resumo de toda a polêmica ainda teve o próprio Jânio Quadros enquadrando skatistas e os esportistas brigando por uma pista de skate pública na cidade. A “luta” entres os dois lados só foi encerrada com a eleição de ninguém menos do que Luiza Erundina que, logo ao ser eleita, revogou a proibição que Jânio havia feito.

Vale dizer que, em 2016, o Ibirapuera ganhou uma pista pública de skate, honrando aqueles que nos anos 80 foram os precursores desse esporte que nos trouxe medalhas nas olimpíadas e que ajuda a mudar a vida de centenas de jovens e adolescentes pelo Brasil.

Referência: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/07/26/skate-chegou-a-ser-proibido-nos-anos-80-em-sao-paulo-relembre-a-polemica.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *