Especial Fotográfico – O Minhocão

Graças ao extremo sucesso que uma de nossas postagens no Facebook fez, decidimos preparar um especial para todos que possuem a curiosidade de ver como o Minhocão foi erguido. Tema de muitos debates e muitos projetos para o seu futuro, o elevado é uma importante via de ligação da cidade de São Paulo. Quer conhecer a história desse gigante? Vem com a gente!

Folder de Apresentação do Minhocão
Folder de Apresentação do Minhocão

 

Convite para a inauguração do Minhocão
Convite para a inauguração do Minhocão

 

Registro do começo da construção do elevado
Registro do começo da construção do elevado

 

Construção do Minhocão na década de 70
Construção do Minhocão na década de 70

 

Construção do Minhocão na década de 70
Construção do Minhocão na década de 70

 

Construção do Minhocão na década de 70
Construção do Minhocão na década de 70

 

Construção do Minhocão na década de 70
Construção do Minhocão na década de 70

 

Foto de 1970 com destaque para as ferragens usadas na construção do elevado
Foto de 1970 com destaque para as ferragens usadas na construção do elevado

 

Mais uma da construção do Minhocão na década de 70
Mais uma da construção do Minhocão na década de 70

 

Obras do Elevado na década de 70
Obras do Elevado na década de 70

 

Obras do Minhocão e da Praça Roosevelt
Obras do Minhocão e da Praça Roosevelt

 

Elevado Costa e Silva em fase final de construção
Elevado Costa e Silva em fase final de construção

 

Trânsito no elevado já na década de 70
Trânsito no elevado já na década de 70

 

Elevado Costa e Silva em 1975
Elevado Costa e Silva em 1975

 

São  Paulo, em 1983, com destaque para o Minhocão
São Paulo, em 1983, com destaque para o Minhocão

11 comentários em “Especial Fotográfico – O Minhocão

  • 4 de agosto de 2016 em 20:02
    Permalink

    Adoro ver fotos de São. Paulo antigas…e confortante!!!

    Resposta
  • 10 de fevereiro de 2017 em 22:13
    Permalink

    Achei fantástica a foto em que aparece o Monumento Duque de Caxias ao fundo, porém não consegui entender muito bem de que ponto ela foi tirada, já que hoje não é possível visualizá-lo de qualquer ponto do elevado. Sei que o tempo era outro e que portanto deveriam haver menos prédios no entorno e que a foto provavelmente foi tirada com uma tele objetiva, que faz com que elementos muitos distantes pareçam estar muito mais próximos comparado com o que vemos com os nossos olhos. Porém, mesmo assim fico confuso ao olhá-la. Se alguém puder me esclarecer essa questão, por favor, comente aqui. Obrigado.

    Resposta
    • 5 de junho de 2017 em 20:18
      Permalink

      Olá, acredito que a mesma deva ser tirada, onde hoje é o Term Princesa Isabel x rua Helvetia. Parece que tinha um patio da obra naquele local.

      Resposta
    • 1 de maio de 2019 em 08:40
      Permalink

      A Foto Que Aparece o Monumento a Duque de Caxias Aparece Porque Os Caminhões Com As Ferragens Paravam Para a Entrega Próximo ao Percurso de Construção. Exemplos: Os Caminhões de Ferragens Nessa Foto, Parava na Praça Princesa Isabel Onde Tem Um Atual Terminal de Ônibus. Essas Ferragenas Era Pra Fundir As Colunas (Pilares). Já As Vigas (Travessas de Coluna Para Coluna), Eram Feitas na Rua Mário de Andrade na Barra Funda. Acompanhei Toda a Construção do Elevado Costa e Silva (Minhocão). Saudações

      Resposta
    • 7 de julho de 2019 em 04:12
      Permalink

      Não seria o acesso da Av São João, antes da Albuquerque Lins?

      Resposta
  • 5 de junho de 2017 em 23:07
    Permalink

    Vocês tem as fontes dessas fotos?

    Resposta
  • 1 de maio de 2019 em 08:43
    Permalink

    A Foto Que Aparece o Monumento a Duque de Caxias Aparece Porque Os Caminhões Com As Ferragens Paravam Para a Entrega Próximo ao Percurso de Construção. Exemplos: Os Caminhões de Ferragens Nessa Foto, Parava na Praça Princesa Isabel Onde Tem Um Atual Terminal de Ônibus. Essas Ferragenas Era Pra Fundir As Colunas (Pilares). Já As Vigas (Travessas de Coluna Para Coluna), Eram Feitas na Rua Mário de Andrade na Barra Funda. Acompanhei Toda a Construção do Elevado Costa e Silva (Minhocão). Saudações

    Resposta
  • 5 de julho de 2019 em 09:13
    Permalink

    O minhocão teve seu papel. Era a versão urbana do “milagre” do governo militar e da pujança paulista. Isso ocorreu em uma época em que a recém inaugurada Brasília e o automóvel eram a síntese do progresso do país, ufanismo ajudado com a conquista da copa de 1970.

    Hoje os tempos são outros. Hoje os temas são mobilidade urbana via transporte público, bicicletas, patinetes e Uber. O automóvel vem perdendo seu protagonismo nas grandes cidades. Sem falar que é o grande gerador de poluição do ar e o responsável pelo espraiamento da mancha urbana das metrópoles.

    Adeus minhocão. Não deixará saudades

    Resposta
    • 9 de julho de 2019 em 09:48
      Permalink

      Excelente reflexão! Vou ainda mais longe… O poder público municipal tem que ter coragem e demolir essa obra horrorosa da Cidade. Priorizar o transporte público e valorizar os passeios públicos além de apostar em novas alternativas de mobilidade urbana são o caminho para uma convivência econômica, saudável e humana.

      Resposta
  • 5 de julho de 2019 em 15:45
    Permalink

    As fotos são muito legais…. Já o maldito minhocão….
    A avenida era linda…

    Resposta
  • 11 de julho de 2019 em 14:24
    Permalink

    Vergonha mundial. O lugar ficou desumano de se viver.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *