O café do Belém: a história do Café Seleto
Entre as muitas indústrias que marcaram época em São Paulo, a Seleto conseguiu um feito: ficou na memória não só pelo sabor do café ou pela fábrica do Belém, mas por um jingle que permanece na mente das pessoas, mesmo décadas depois.
Criada em 1950, a Seleto foi uma das marcas de café mais conhecidas do Brasil o que, para nosso passado cafeeiro, foi um grande feito. A fábrica ficava na Rua Padre Adelino, 550, no Belém e por muitos anos foi um ponto de referência para os moradores.
Mas, o que mais ficou na memória foi um jingle, lançado nos anos 70 e criado por Arquimedes Messina, em que a letra ainda é lembrada com clareza por quem viveu nessa época. (Abaixo a letra completa e um dos vídeos em que o jingle foi usado).
“Depois do sono bom a gente levanta, toma aquele banho, escova o dentinho.
Na hora de tomar café, é o Café Seleto que a mamãe prepara com todo carinho.
Café Seleto tem sabor delicioso, cafezinho gostoso, é o Café Seleto.
Café Seleto, Café Seleto, Café Seleto…”.
A fábrica da Seleto ficava no Belém entre 1952 e 1998, ano em que a marca foi adquirida pela americana Sara Lee. A partir de 2006, o antigo prédio passou a sediar a abrigar uma unidade da Atento, empresa de telemarketing, função que permanece ativa até os dias de hoje.
No ano de 2012, a Sara Lee promoveu uma cisão na empresa. O novo nome da empresa no mercado nacional ficou conhecido como Hillshire Brands. A outra parte da companhia, resultante da cisão é a D.E Master Blenders 1753, da Holanda, que atua desde 1753 e ficou com todas as marcas de café da empresa americana.
Em 2016, o café Seleto acabou vendido para outra empresa, a JAB Holding, que é controladora da marca Pilão de café.
A partir de então, o café Seleto passou a ser fabricado pela Foods Indústria e Comércio Ltda., empresa da JDE, em Piumhi, estado de Minas Gerais. Em 13 de setembro de 2021, a Camil informou que fechou acordo com a JDE Brasil para adquirir as marcas de café compostas do termo “Seleto” registradas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).

Os valores não foram divulgados e a conclusão do negócio depende de aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Segundo a companhia, a operação está alinhada com sua estratégia de diversificação de categoria e que o negócio marcará a entrada da empresa no segmento de café.
Trabalhou ou tem fotos antigas da fábrica? Compartilha com a gente! Deixa seu contato nos comentários que eu envio um email ou ligo.
Fontes: https://origemdasmarcas.blogspot.com/2015/11/seleto-cafe.html
Me lembro muito bem da música
Meu pai falava que um dos sócio era tio de meu pai e meu pai ia trabalhar de vendedor lá
Uma pena que as empresas que sucederam não mantiveram o mosaico da fachada… mas ainda há tempo para eles recuperarem essa arte 😉
Olá! Trabalhei no prédio da Café Seleto, quando já era alugada pela Atento, de 2013 para 2018. E fiquei sabendo que no segundo semestre de 2021 o prédio foi demolido porque a Diálogo comprou para mais um empreendimento imobiliário!! 😟
O prédio não foi demolido. Está ainda lá. O prédio que foi demolido ficava do lado do Ceeja Dona Clara Mantelli na Radial.
Infelizmente o local foi demolido e será construído um prédio.