O Sabão Em Pó Paulistano – A História do Rinso

A Zona Oeste de São Paulo, mais especificamente a Vila Anastácio, teve uma grande contribuição para a indústria de produtos de limpeza do Brasil. Foi ali, no ano de 1953, que surgiu o primeiro sabão em pó brasileiro.

O preço do novo produto era superior ao sabão em pedra comum e a marca teve uma grande dificuldade em convencer às consumidoras sobre suas propriedades de limpeza. Graças a isso, os representantes da Lever, empresa responsável por lançar a novidade, batiam de porta em porta e se ofereciam para fazer uma demonstração no tanque da própria dona de casa.

Sabão em Pó Rinso em Propaganda de 1958.

Além disso, a empresa teve que inovar em diversas ações de marketing, como demonstrações em cinemas, teatros e, até mesmo, anúncios publicados em jornais e revistas pela cidade. Diz a lenda que as equipes da Lever percorreu mais de 120 cidades para apresentar o novo sabão e, com isso, o Rinso se tornou um sucesso de vendas em pouquíssimo tempo.

Propaganda do Rinso

Logo após o sucesso dessa marca, a Irmãos Lever, verdadeiro nome da empresa que mais tarde se chamaria Unilever, resolveu lançar o Omo, em 1957. Após alguma dificuldade de aceitação do público, em 1965 as vendas decolaram e superaram o pioneiro Rinso, que foi retirado das prateleiras dos supermercados depois da certeza da migração das consumidoras para o Omo, líder de mercado até hoje.