9 curiosos nomes indígenas em São Paulo

Devido ao grande sucesso do primeiro texto recheado de curiosidades de São Paulo, a SP In Foco preparou a segunda edição do especial com nomes indígenas! Confiram!

Gosta desse tipo de matéria?

Então continue conhecendo ainda mais nomes indígenas em São Paulo. Só acessar aqui, aqui e aqui. São mais VINTE E DOIS nomes indígenas separados para vocês. E vamos continuar atualizando essas listas para, cada vez mais, trazer curiosidades a todos!

Jabaquara –  O significado do nome vem, diretamente, do tupi-guarani (YAB-A-QUAR-A) e significa rocha e buraco.

Congonhas Famoso nome do aeroporto, que faz referência ao Visconde de Congonhas, primeiro presidente da província de São Paulo após a independência, o nome em si é uma palavra derivada do tupi. A palavra mãe é “kõ’gõi”, nome de uma erva não comercializada, que significa “o que mantém o ser”.

Jaçanã Esse é um nome relacionado a uma ave da família dos Parrídeos. É natural de toda a América do Sul.

Jurubatuba – Trata-se de uma palavra de origem tupi-guarani e que faz referência a um rio que nasce em Paranapiacaba e deságua na ilha de São Vicente, na cidade de Santos. A título de curiosidade, foi o primeiro nome do Rio Pinheiros que recebeu a atual denominação em 1950.

Morumbi – Essa palavra é uma das mais curiosas da lista. Ela possui dois significados aceitos atualmente, sendo um para “mosca verde” (Moru=Mosca, mbi  = Verde) e outro para colina verde. De qualquer forma, também é uma palavra tupi que faz parte do nosso dia a dia.

Guaianases – Uma antiga e poderosa tribo indígena que dominou boa parte do estado de São Paulo quando os jesuítas chegaram aqui no Brasil.

Grajaú – Palavra indígena relacionada a um cesto que possuía várias utilidades como transporte de galinhas, aves, louça de barro e aparelho para conduzir peixes.

Tremembé  – Outra palavra de origem indígena que significa “água boa para a saúde, água afamada” ou, também pode significar, “lugar encharcado”.

Tamanduateí – Nome de um dos maiores rios da cidade de São Paulo, seu significado é inteiramente ligado a ele. Tamanduateí quer dizer “Rio de Muitas Voltas”.

 Quer conhecer mais nomes assim? Confere a primeira parte!