O Bonde de Santo Amaro: A História do “Tramway”

No final do século XIX, quando Santo Amaro era um município vizinho ao de São Paulo, o engenheiro Alberto Kuhlmann, foi o responsável por inaugurar uma linha de bondes a vapor que ia da estação São Joaquim (curiosamente no mesmo local da estação de Metrô de hoje) à Estação Santo Amaro, que ficava no centro daquela cidade.

Segundo relatos, o caminho era o seguinte: saía da Rua da Liberdade, passava pela Vergueiro e Domingos de Morais quando, já na Vila Mariana, seguia pela atual Avenida Jabaquara até a Igreja de São Judas. Depois descia pelo Aeroporto de Congonhas, passando pelos bairros do Campo Belo e do Brooklin Paulista e entrava, finalmente, na Avenida Vereador José Diniz e Adolfo Pinheiro para, então, chegar ao terminal.

No ano de 1913, a Light, grande empresa que fez parte da história da cidade de São Paulo, completou a eletrificação dessa linha. Vale dizer que a Light comprou esse trajeto no ano de 1900 e a antiga estação da Vila Mariana foi demolida em 1911.

Estação Vila Mariana do Tramway de Santo Amaro em 1890.

Após as reformas, a linha passou a correr desde a Praça João Mendes, passando pelas ruas da Liberdade, Vergueiro e Domingos de Morais para aí mudar o seu caminho, entrando pela rua Jabaquara – hoje Conselheiro Rodrigues Alves – e dobrando ao lado do Instituto Biológico para numa grande reta alcançar o largo Treze de Maio, ao lado da praça central (Jardim Público) de Santo Amaro.

Essa linha seria separada com o passar do tempo. O trecho que seguia pela Domingos de Morais, depois Ana Rosa e Avenida Jabaquara foi mantido, mas acabaria desativado em 1966, abrindo caminho para a construção do metrô. A linha de Santo Amaro, por sua vez, foi a última linha de bondes a ser cancelada na cidade de São Paulo, dando seu passeio final em 1968.

Estação do Encontro, próximo à atual igreja de São Judas, na então divisa dos municípios de São Paulo e de Santo Amaro.